Páginas

12 janeiro, 2007

Internet, blogosfera e a liberdade de expressão.

Pois é, 2007 nem começou e a Blogosfera Brasileira já mostrou a que veio.

Após decisão inédita da justiça sobre o bloqueio de um dos maiores sites de compartilhamento de vídeos o YouTube, houve um verdadeiro rebuliço entre os internautas brasileiros.

Discussões sobre o assunto pipocaram em diversos canais como listas de discussão, Chats, comunidades do Orkut (que sofreu também uma “mini” censura?), e-mails, até chegarem aos grandes portais de noticias e a Mídia tradicional (jornais, TV, rádio).

O consenso é geral, a decisão além de digamos..... “idiota” (desculpem tentei não ser irônico mas não dá), abriu precedentes inimagináveis para o “controle” da Internet no Brasil.

Todos sabem que sou a favor da liberdade de expressão, no sentido mais puro da palavra. Mas não sou um idealista, sei que muitas vezes perdemos nossa liberdade a fim de uma melhor convivência, ou até mesmo de uma amizade.

Mas na Internet, a liberdade tem que ser mantida.

Por isso, a partir de hoje, vou incluir em meu Blog o símbolo da campanha “Internet sem Censura” iniciada pelo Bruno Kaneoya, cujo Blog, me impressionou bastante por seu layout limpo e eficiente. Parabéns Bruno, mais um para minha listinha de referencias.

Alias, não deixem de ler na integra a matéria do Bruno, sobre este assunto, e aproveitem para navegar um pouco mais em seu trabalho, embora minha opinião não é lá essas coisas, eu recomendo ;-).

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Roberto.

Obrigado pela adesão à campanha. Espero que traga frutos para todos nós.

E obrigado também pelo elogio ao blog.

Um abraço e um ótimo final de semana.

12:43 AM
Anônimo disse...

Oi Roberto

você chegou a ver o vídeo da TV Cultura? Achei espetacular quando o policial disse que mais pessoas deveriam tomar a mesma iniciativa.

Um abraço e um bom final de semana.

11:50 AM