Páginas

28 dezembro, 2006

A Guerra dos Núcleos !!!

2006 foi definitivamente um ano de inovações na área dos processadores. A cada novo lançamento a freqüência aumentava, o tamanho diminuía, mas um problema continuava...pois é as coisas ficaram quentes (literalmente)

As grandes, e quem sabe eternas rivais, AMD e INTEL, com chips potentes, mas que infelizmente consumiam muita energia e dissipavam um calor imenso.

Com as novas versões, e as especulações sobre os chips de dois núcleos, o consumo de energia começo a ensaiar uma ligeira queda.

Pois bem, mas a discussão aqui é sobre o futuro, e processadores de dois núcleos hoje já se tornou uma realidade.

Em Agosto, o grande embate era entre os chips Core 2 Extreme (Intel) vs. Athlon 64 FX-62 (AMD).

Hoje as promessas são o Core 2 Quad Q6600 (Intel) vs. Opteron Barcelona (AMD), ambos promessas para 2007.

Porém acho bom a AMD caprichar no novo Opteron, já que o chip da Intel vai sair com 6 meses de antecedência. A data prevista para lançamento é 07/01/2007.

Em 2007 parece que teremos a consolidação dos chips Quad Core, os preços iniciais serão salgados, ainda mais para o nosso pobre mercado nacional. Ambas as empresas, prometem lançamentos quase que trimestrais, baixando assim rapidamente os preços.

São esperados também para o 2 semestre de 2007, as linhas “econômicas” desses chips, que prometem ser a grande sensação do nosso inverno sem grana....

Bom, agora é pagar (e muito) para ver, estamos a pouco mais de 10 dias do lançamento do primeiro top de linha dessa nova era...e olha que existem especulações sobre aumentar a brincadeira com chips de 8 núcleos....mas isso é review para 2008 ;-).

0 comentários: