Campus Party: 2º dia – Inicio das palestras! Salve CampusTV!
Segundo dia (26/01/2010) do evento Campus Party Brasil 2010, realizado no Centro de exposições Imigrantes em São Paulo.
Para os que me enviaram e-mails perguntando, não, hoje não compareci ao evento, afinal ainda tenho que trabalhar, contudo, acompanhei algumas palestras via a CampusTV.
Falando em palestras, hoje provavelmente ocorreu a palestra mais aguardada de toda a Campus Party, o ex-Hacker e atual consultor de segurança Kevin Mitnick.
Com sua palestra “A arte de enganar” lotou o palco principal e suas proximidades com diversos campuseiros.
Mitnick mais uma vez afirmou que a maior brecha de segurança em uma empresa não está nos equipamentos utilizados e sim no “fator humano”. Isso acontece principalmente porque os funcionários raramente se preocupam com a segurança, e querem apenas “fazer o seu trabalho”.
Outro ponto levantado pelo ex-Hacker é que nos dias de hoje é que ao invés de enganar sistemas, os novos hackers tentam ludibriar os seus utilizadores para conseguir informações privilegiadas.
“Ao invés de enganar apenas sistemas, os hackers buscam ludibriar as pessoas que operam as máquinas para conseguir acesso a determinadas informações.”
Kevin Mitnick
Outra palestra aguardada era o Case do Jovem Nerd.
Extremamente animada e concorrida a palestra “dissecou” de uma forma descontraída um pouco da evolução do blog Jovem Nerd, sua evolução, seu planejamento e seu maior sucesso o Nerdcast.
Iniciado em 2002 o Jovem Nerd manteve o empenho e a periodicidade dos posts até começar a receber o reconhecimento do público e da mídia em 2007.
Durante esse período Alexandre Ottoni e Deive Pazos enfatizaram a importância do planejamento para o crescimento do blog e para as novas empreitadas que estavam por vir.
O Nerdcast, talvez o projeto de maior sucesso da dupla leva aproximadamente 20 horas semanais para ser produzido.
Curiosidades sobre o Nerdcast:
- O nerdcast recebeu seu primeiro patrocinador apenas 2 anos após seu inicio;
- Após o primeiro patrocínio a dupla dinâmica demorou mais 1 ano para receber patrocinadores contínuos;
- Nenhum produto é aceito sem antes levarem em consideração sua aceitação perante seu público.
Alexandre e Deive falaram que por mais de 1 ano estudaram sobre e-commerce planejando o lançamento da loja virtual, e as dificuldades para se lançar um novo projeto do zero no país.
"No Brasil, começar do Zero é difícil"
Alexandre Ottoni
0 comentários:
Postar um comentário