Páginas

26 janeiro, 2010

Campus Party: 2º dia – Inicio das palestras! Salve CampusTV!


Segundo dia (26/01/2010) do evento Campus Party Brasil 2010, realizado no Centro de exposições Imigrantes em São Paulo.
Para os que me enviaram e-mails perguntando, não, hoje não compareci ao evento, afinal ainda tenho que trabalhar, contudo, acompanhei algumas palestras via a CampusTV.
Falando em palestras, hoje provavelmente ocorreu a palestra mais aguardada dMitnicke toda a Campus Party, o ex-Hacker e atual consultor de segurança Kevin Mitnick.
Com sua palestra “A arte de enganar” lotou o palco principal e suas proximidades com diversos campuseiros.
Mitnick mais uma vez afirmou que a maior brecha de segurança em uma empresa não está nos equipamentos utilizados e sim no “fator humano”. Isso acontece principalmente porque os funcionários raramente se preocupam com a segurança, e querem apenas “fazer o seu trabalho”.
Outro ponto levantado pelo ex-Hacker é que nos dias de hoje é que ao invés de enganar sistemas, os novos hackers tentam ludibriar os seus utilizadores para conseguir informações privilegiadas.
kevinmitnick-450x344 

“Ao invés de enganar apenas sistemas, os hackers buscam ludibriar as pessoas que operam as máquinas para conseguir acesso a determinadas informações.”
Kevin Mitnick




Outra palestra aguardada era o Case do Jovem Nerd.
Extremamente animada e concorrida a palestra “dissecou” de uma forma descontraída um pouco da evolução do blog Jovem Nerd, sua evolução, seu planejamento e seu maior sucesso o Nerdcast.
Iniciado em 2002 o Jovem Nerd manteve o empenho e a periodicidade dos posts até começar a receber o reconhecimento do público e da mídia em 2007.
Durante esse período Alexandre Ottoni e Deive Pazos enfatizaram a importância do planejamento para o crescimento do blog e para as novas empreitadas que estavam por vir.
O Nerdcast, talvez o projeto de maior sucesso da dupla leva aproximadamente 20 horas semanais para ser produzido.
Curiosidades sobre o Nerdcast:
  • O nerdcast recebeu seu primeiro patrocinador apenas 2 anos após seu inicio;
  • Após o primeiro patrocínio a dupla dinâmica demorou mais 1 ano para receber patrocinadores contínuos;
  • Nenhum produto é aceito sem antes levarem em consideração sua aceitação perante seu público.
Também foi citado na palestra o processo de criação da Nerdstore.
Alexandre e Deive falaram que por mais de 1 ano estudaram sobre e-commerce planejando o lançamento da loja virtual, e as dificuldades para se lançar um novo projeto do zero no país.
nerds


"No Brasil, começar do Zero é difícil"
Alexandre Ottoni


0 comentários: